Estaríamos virando spammers pessoais?





Não são vídeos novos, mas mostram um problema atual que não se limita ao Facebook. O excesso de contato é comum em várias redes sociais. Muitas pessoas enviam mensagens sem critério, convidam para comunidades diversas, divulgam eventos e aplicativos que, na maioria das vezes, interessam apenas a elas, e não aos destinatários.

Isso leva a reflexões sobre exposição pública. Apesar de haver muitas reclamações sobre violação da  vida privada, existe também uma grande tendência de expor informações pessoais de forma excessiva. Como sintetizou o jornalista Tutty Vasques: “há muita reclamação de invasão de privacidade, mas há muita evasão de privacidade.

O comportamento se estende a qualquer usuário: é comum compartilhar o que está fazendo em redes sociais ou aplicativos de mensagens, criando um “jornalismo de si mesmo”. No fundo, a questão é que muitas pessoas não distinguem o que realmente constitui notícia, espalhando informações que têm valor apenas pessoal, sem considerar se são relevantes ou interessantes para os outros.

Postagem Anterior Próxima Postagem